sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Líderes na escola - CDI-Comunidade CEF 507




O objetivo da oficina de produção é produzir cultura com o uso da tecnologia para ser aplicado no ambiente escolar. Foi feito um calendário de ação e os líderes dessa oficina de talentos se organizam para executar as tarefas propostas pelo grupo. A idéia das oficinas temáticas veio da pergunta: Como eu posso transformar minha escola utilizando o computador?


CDI-Comunidade CEF 507 Amigos do Volêi – Samambaia-Sul, Setembro-Dezembro 2011


Os líderes e a escola



Um dos requisitos mais fundamentais para o sucesso da escola é o de contar com uma liderança cujo comportamento é guiado por imperativos éticos e morais e cuja atuação é exercida com a concorrência simultânea de conhecimento técnico, habilidades e atitudes apropriadas.

Os líderes têm a capacidade de produzir mudanças positivas nos indivíduos e nas organizações. Cabe aos líderes criar um senso de propósito no local de trabalho para que as pessoas fiquem motivadas a dar o melhor de si; manter as pessoas informadas e envolvidas, mostrando como elas fazem parte e são importantes no quadro mais amplo da escola; promover a comunicação e o desenvolvimento das pessoas para que cada indivíduo possa fazer o melhor no seu trabalho; delegar responsabilidades e autoridade para que as pessoas não apenas façam o que lhes é dito para fazer, mas tomem iniciativas e busquem constantemente fazer melhor o seu trabalho.
Para ser efetiva, a liderança na escola deve estar fundamentada num processo democrático em que os líderes compartilham decisões com professores, alunos, pais e comunidade, visando atingir um nível superior de desempenho da escola.
Assim, espera-se que os líderes possuam: conhecimento e habilidades de liderança, tomada de decisão, planejamento, comunicação e avaliação; conhecimento técnico e capacidade de trabalhar em equipe com professores, demais colaboradores e comunidade; habilidade em promover mudanças e construir uma visão compartilhada por todos.

(Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. 3a ed. Brasília: FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC, 2006. 198 p. 1. Gestão escolar 2. Escola pública - planos 3. Desenvolvimento escolar. I. Título II. MEC/FNDE/DIPRO/FUNDESCOLA.

“Seja a transformação que você quer para o mundo” GHANDIUm agente de transformação é um empreendedor ou líder social que busca a solução de problemas reais, contribuindo para fortalecer a autoconfiança, a autodeterminação e o potencial criativo da sua comunidade. Essa iniciativa se traduz em inovações para a construção de uma realidade social mais justa.


Empreendedor é o sujeito que pratica a ação de empreender 1. Deliberar-se a praticar, propor-se, Tentar (uma empresa laboriosa e difícil); 2. Pôr em execução.
Mas o que é empreendedor e como defini-lo?Ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, desenvolver uma visão do ambiente, ser capaz de contagiar pessoas com sua idéia, é estar pronto para aprender com os erros. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve a realiza visões, e acima, de tudo, é um realizador que produz novas idéias através da criatividade e imaginação.

Cartilha de GERAÇÃO DE RENDA E EMPREENDEDORISMO, CDI-DF



Um comentário:

  1. Muito bom!!Interessante a mobilização de um grupo para a mobilização de outros grupos e de toda a comunidade escolar. Exemplos de trabalho coletivo, reforçando o trabalho feito não só no desenvolvimento do indivíduo e sim nele num contexto que é mais amplo, que é sempre o social. Parabéns a todos educandos e educandas e a educadora Edivânia. Abraços a todos!

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