sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia do Plantio Filhas de Maria 2011

Chegada das mudas

Este ano novamente participamos do Dia do plantio, 21 de setembro de 2011. Onde ganhamos 40 mudas doadas ao CDI-DF e Entorno, que nos proporcionou a realização desse dia, contamos com apoio do Orfanato Filhas de Maria e da Secretária de Esporte e Lazer de Planaltina de Goiás que é responsável pelo Parque Ecológico, onde decidimos realizar nossa ação desse ano. Pelo fato do parque não ter plantas nativas do cerrado e por está muito degradado.
Primeira muda plantada educadora Cinthia e sua educanda Valdenice

Algumas das nossas mudas

Foi muito gratificante pois também contamos com a participação da Regiane Braz, que foi educadora do CDI, e dos educandos do curso de Informáticas e Cidadania de suas respectivas educadoras: Luzia, Ana Maria,Valdirene e Cinthia.E não foi só isso, com o apoio do Secretário Tita ficou mais fácil esse Plantio pois eles abriram os berços para que somente platássemos as 40 mudas que ganhamos, tornando menos cansativo nossa trabalho.

Regiane Braz e seu filho Mateus

 Esse plantio já foi feitos várias vezes, mas neste ano quase não aconteceu, pois como a nossa escola ficam dentro de um Orfanato, fica complicado manter essas plantas as crianças acabam arrancando, pisando, coisas de criança. Dai depois de muita convença e debate em sala, surgiu a idéia do parque, um lugar perto da Escola de Informática e que faz parte da nossa realidade. Em vez de deixarmos de fazer o plantio resolvemos fazê-lo em grande proporção, plantando 40 mudas. Não foi só nós que ficamos felizes de realizar esse plantio, mas todas as pessoas que tomaram conhecimento dessa ação e das que nos ajudou a colocá-la em pratica.


Entrada Parque Ecológico Planaltina Goiás

1ª Caminhada Ecologica Escola de Informática e Cidadania Filhas de Maria



Objetivos

    Nosso objetivo central é investigar as percepções e os significados revelados pelos praticantes de caminhadas e dos freqüentadores do parque ecológico de Planaltina de Goiás, e saber o que eles acham desse Parque e da sua conservação, a fim de compreender quais os valores atribuídos a essas atividades para o desenvolvimento humano.

    Pretendemos também verificar como as pessoas reagem às caminhadas em um lugar sujo e descuidado, pois é uma forma gratuita que relacionam essas atividades com o seu bem-estar físico e mental, além de desvendar os significados de tais práticas nos dias de hoje.

   E com isso tenta mobilizar a população, vamos convidar a população a nos ajuda a limpar a nascente do parque, onde observamos muito lixo. E um lixo que pode ser reciclável, pois são material como: garrafas pets, plásticos e etc.


Eu confesso que estava esperando muitas pessoas, pois fizemos cartazes, faixas e colocamos anúncio na rádio local da cidadade ( comunitaria ). Mas não desanimamos por isso pois as pessoas que veio na caminha foi o suficiente para a nossa caminhada e conseguimos recolher o lixo do parque, pois o da nascente temos que fazer uma mobilização bem maior.


Quanto lixo!!!!
E não acaba.....


Enchemos muitos sacos de lixo, que não deveriam está no Parque...


Conclusões

    Embora não de modo exclusivo, verificamos que as caminhadas em ambientes naturais proporcionam aos indivíduos vivências diferentes daquelas que ocorrem no cotidiano urbano. Através do método utilizado, pudemos nos servir de dados que indicaram sintomas do fenômeno lúdico nas diversas percepções e significados atribuídos pelos participantes do mergulho na comunidade.
    Essas vivências na natureza podem gerar nas pessoas valores criativos e transformadores, na medida em que estimula a imaginação, os relacionamentos sociais mais espontâneos, o enfrentamento de situações novas e de risco; além da convivência com a natureza, ao invés de um domínio sobre ela. A transformação e a criação são atributos necessários ao desenvolvimento da cultura humana, contribuindo para que haja maior consciência do nosso papel como parte de um sistema ecológico complexo.
Lixo, lixo e lixo....
Agradecemos os participantes


Que foram o suficiente
Olhem a quantidade de sacos de lixo, que pegamos na caminhada pelo parque ecológico, só é preciso que pensemos um pouco antes de jogas o lixo no são e ensina desde cedo aos filhos educandos e que fassamos nossa parte.


Tarefa cumprida, Valeu pessoal até a próxima.

sábado, 24 de setembro de 2011

Palestra – PC doméstico, alternativa ao desemprego

A Livraria Cultura convida para a palestra PC doméstico, alternativa ao desemprego, ministrada pelo consultor doméstico em informática Luiz Henrique Quemel. Ao final do evento, as dúvidas dos participantes serão respondidas com um exclusivo byte papo.


Artigo - PC doméstico, alternativa ao desemprego
A palestra analisará as perspectivas de transformação do computador caseiro em instrumento de combate a exclusão social. Conceitos como empreendedorismo, inteligência de negócios e prestação de serviços personalizados serão discutidos sob o prisma da Economia da Atenção. Serão apresentados projetos que podem transformar o computador doméstico em fontes de renda.

Segunda, 17 de outubro das 19h30 às 20h30
Livraria Cultura – Casapark Shopping Center
Tel.: (61) 3410-4033 / Fax.: (61) 3410-4099
SGCV – Sul, Lote 22 – Loja 4-A
71215-100 – Zona Industrial – Guará – DF

A entrada é franca mediante a doação de 1 pendrive novo (mínimo 2GB). Os dispositivos arrecadados serão doados aos educandos da Escola de Informática e Cidadania (EIC) do Comitê de Democratização da Informática (CDI) sediada no Tribunal de Contas da União (TCU). Será feito entre os presentes o sorteio de uma impressora jato de tinta.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sobre o Ação Urbana

Ação Urbana nasce no desejo dos educadores sociais de ser um disparador de ações, um indutor de atividades e mobilizações. Um espaço de produção de conhecimento coletivo, de grupos reunidos com objetivos de gerar novas subjetividades ativas, de visibilidade e mudanças de paradigmas sociais.

Há algum tempo se tem a necessidade de criar um espaço de trocas entre os Espaços de Informática e Cidadania - CDI, e pensando nisso propomos avançar nessas trocas de novas ações voltados à Inclusão Digital com a participação da comunidade, de instituições, de centros culturais, associações para agregarem à ação.

Educadores, coordenadores ligados às instituições podem fazer uso desse  espaço. Se você tem uma ação que queira divulgar, propor atividades e serem discutidas com outros educadores ou profissionais, trazer boas ideias e, acima de tudo, colocá-las em prática, mobilizando pessoas, esse é o espaço para divulgar.